quarta-feira, abril 02, 2008

A QUESTÃO NACIONAL DO TELEMÓVEL


Criancinhas adolescentes deste pais :

Chamo-me Paulo Correia, tenho 33 anos. Sou da geração que aprendeu a conviver com a SIDA, que deixou de amar livremente para amar com a borrachinha gamada da gaveta do pai (ainda não existiam os preservativos xpt modelo 4567-style). Sou da geração à rasca e enrascada; da geração que gamava laranjas nas hortas de agricultores abastados pelo prazer do desafio (mas comia as laranjas…). Chegava a casa com os joelhos em sangue de jogar futebol e de pular muros para ir pelejar entre 22 camaradas nos campos fechados a cadeado (nós e o cadeado nunca nos demos lá muito bem…). Fumei o meu primeiro cigarro no liceu entre o odor do proibido e a sensação de liberdade. Roubava os meus primeiros cigarros SG Gigante (ainda não existiam os modelos de cigarros-lights xpto modelo 69-69) também ao meu pai com o fingimento deste de uma cumplicidade humilde do género “é uma febre vai passar” (não passou infelizmente pai, ainda fumo…). Sou de uma geração como todas as outras, ora julgando-se dotada de superioridade moral relativamente aos antecessores, ora se lamentando da sua má sina. Mas meus amigos, desculpem lá vocês (alguns…bom muitos…) são um pouco para a geração “fashion xpt modelo light fashion style forever” (longo suspiro…tenho que deixar de fumar…). Que raio vos deu para terem a superioridade moral e inestética de que o telemóvel é o melhor amigo do homem. Toda a gente sabe que o melhor amigo do homem é o Dog, ou Turtle (estou a abusar “buéss” dos anglicismos porque é fashion…), ou o cat. Aliás o melhor amigo do homem é o próximo, é o companheiro das futeboladas de domingo; o sofredor anónimo ao seu redor no estádio mais próximo; o amigo de infância condenado à mesma sentença de bofetadas depois de um crime comum, decretado por mães diferentes – iguais no conteúdo – ou a mulher (falo por mim…claro) que amas e respeitas.

EPÍLOGO (ou algo semelhante)

Na sala de class (aulas capice?) no telele (telemóvel tas a ver?); because vocês não têm culpa de alguns maus profs que circulam por ai (e alguns maus pais digo eu); mas têm a obrigação moral e física de respeitarem o próximo e – essencialmente – respeitarem-se mutuamente, para serem bem melhores do que este imperfeito jornalista que escreve estas mal traçadas e derivantes linhas, e toda uma geração enrascada.

Sem comentários: