sábado, abril 12, 2008

A Propósito de Racismo(s)



Sinceramente nunca entendi muito bem a lógica (irracional e estúpida) do fundamento dos vários conceitos de racismo e sua explicação, muitas vezes com pseudo fundamentações históricas e sociais. Fui educado no seio de uma família liberal em que me foi incutido a noção exacta de valores como a solidariedade, amizade e respeito pelo próximo. Considero-me um tipo competitivo mas não me passa pela cabeça subir socialmente – nas suas variadas nuances - trepando por cima do próximo, utilizando jogo sujo ou pressões várias. Como tal também não concebo explicar fracassos ou derrotas, descarregando verbalização estúpida e decadente do estilo “isto tá mal de emprego por causas dos pretos” ou outras afirmações imbecis do género “ a economia mundial está mal pelos banqueiros nojentos judeus”. Já ouvi vezes demais desabafos e afirmações destas, sempre me opondo a esse estado de alma e das coisas. Um individuo é um individuo, que se deve impôr pela sua qualidade intrínseca enquanto pessoa, independentemente da cor da sua pele, da sua etnia, religião ou “berço”. A nossa maior fraqueza enquanto seres humanos é, bastas vezes, praticar racismos mesquinhos no nosso dia a dia; não somente pela cor da pele mas também pelo sentido sinuoso de ciúme materialista pelo conseguido pelo nosso semelhante. Chama-se a isso inveja.

Sem comentários: