segunda-feira, abril 26, 2010

Massa Critica

Cada vez me convenço mais de que estamos num país de imbecis com diplomas por baixo do braço. Após o boom de meados da década de 80 em que todos nós tinhamos que ser doutores com canudo, forma de vaidade pessoal e familiar; eis que tendencialmente a vaidade se estratifica para os cursos técnico profissionais, para a invenção da "pílula dourada" das novas oportunidades, criada pelo governo socrático mais para preencher quotas e estatísticas para a União Europeia ver, do que para melhorar a educação e oportunidades e skills dos trabalhadores tugas. 

Antes que me crucifiquem...sou contra  a auréola que se estabelece para os canudos, como para os postos hierárquicos; como para a gaja que quer um gajo somente pelo status - carteira - ou para o gajo que se quer colocar à sombra da gaja sem fazer puto. Sim..sou contra o status quo que estabelece: Tenho um diploma logo existo, logo sou superior. E "isso" meus amigos é o que o estado de direito - laranja ou rosa - fomenta na cabeça de todos nós: O sermos melhores não pelos nossos méritos, mas pelas estéticas aparências que um diploma acarta...sou contra essa "porra"...posso?!

2 comentários:

Elaine Noal disse...

Por certo não é apenas o fato de estarmos ligados históricamente,há por aqui neste país tupiniquim,onde a educação leva milheres de analfabetos funcionais aos bancos universitário,esta mesma ideia hipocrita de que um canudo supostamente possa nos fazer melhores.Nem mesmo a tal globalização capitalizada possuí o poder de afirmar q canudos criam seres eficientes,inteligentes,criticos e com olhar limpo para a realidade.Como sempre muito coerente e oportuno no que escreves meu caro amigo portuga....

Paulo Correia disse...

obrigado minha amiga pelo seu comentario...bjinhos

paulo