sábado, abril 25, 2009

Destilar (os demónios)

I
Crise, Crise, Crise...José Eduardo Moniz a processar Sócrates; este por sua vez a processar os neurónios (já) torrados de todos nós. Entre enrabadelas furiosas e cascas de bananas fumegantes, cá andamos a carpir mágoas e a chorar lágrimas de leite eternamente derramado. Que puta de vida dirão muitos. Já não penso exactamente assim...Conto-vos uma pequena história pessoal. Há já distantes anos, sofri um aparatoso acidente no qual fracturei o braço esquerdo, dando o cotovelo "magano" uma volta tresloucada que me atirou para a mesa de operações do hospital de Faro (thanks Dr Gilberto). Depois de um pós operatório calmo (thanks Enf. Fátinha), entrei em catarse de choque quando numa intelectual junta médica me deu o veredicto : Ou começava a fazer fisioterapia pelo privado (não existiam vagas pelo público) ou ficaria para sempre a tocar corneta (não quis escrever punheta...não fica benne...) com uma grave deficiência no braço esquerdo.
II
Pedindo ajuda a um filho de um old friend de meu pai, pude começar a lenta recuperação (merci Fernando Belo). Durante 6 penosos mêses fiz dolorosas sessões de "fisio" e sofri que nem um puto, gritei para dentro; arrepiei caminho e foi a minha primeira via sacra : 6 months (ando a abusar dos anglicismos ao ritmo que devoro cigarros...) a andar com um saco de areia (!!!) de 5 kg; pelas ruas radiosas de Faro para ssim recuperar a força e elasticidade do braço da punheta...desculpem corneta...
III
Tudo isto para vos dizer caros amigos, leitores, criticos e afins; que podemos andar com os cornos cheios, a vida fodidita; mas o doce sabor da via sacra que percorremos para, novamente, encontrar o nosso lugar ao sol, merece que olhemos a bête noir da crise e seus alegres constituintes como mais um teste que define os homens dos "minimos" (à boa maneira scolariana). Eu por mim já optei : Vou olhar em frente, arregaçar mangas e pensar que ainda sou aquele teen que não perdeu o braço e ganhou a vida, pela sua força de vontade de continuar e prevalecer. Se vou ganhar ? Não sei...não interessa o resultado somente, mas também o caminho que se percorre...Não é isso a Via Sacra?!

Sem comentários: