sexta-feira, março 28, 2008

A COITADINHA DA ALUNA



Sinceramente tem-me “metido” na caixa de ondas cerebrais – vulgo “pirulitos” uma confusão sincera as pseudo explicações de alguns iluminados da praça acerca da agressão (colectiva quanto a moi) que foi perpetrada a uma professora de 60 anos aqui in Porto. É profundamente lamentável que não se ataque a ferida de frente e não se assuma que a credibilidade dos professores perante os alunos está em baixa; de que a educação que os paizinhos dão aos filhotes substitui o sentimento pelo materialismo não dialéctico (o telemóvel da moda, as calças da moda, os euros da moda) e de que o sistema educativo em Portugal é um modelo falido há muito com culpas repartidas em partes desiguais por governos (rosa ou laranja), oposição (acéfala, dormente e destrutiva), professores, estruturas sindicais, encarregados de educação e, claro está, pelas inocentes criancinhas. Se fosse no meu tempo de meninice a Dona Odete resolvia a coisa em dois tempos; como teve – várias vezes – que o fazer. Entre reguadas (poucas) e muita pedagogia, não me transformei em nenhum criminoso mas essa “reciclagem” permitiu-me crescer mais um pouco e ajudar-me a tornar-me um pouco mais homem e humano-colectivista.

Sem comentários: