sábado, novembro 17, 2007

LEOPARDOS AFRICANOS (I)


José Eduardo dos Santos,presidente da República de Angola, comandante em chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), presidente do MPLA(Movimento Popular de Libertação de Angola) o partido e que sustenta o governo angolano.
É por muitos considerado, o homem mais rico do país, a sua família controla empresas do sector de construção, petrolífero,telecomunicações, de recolha de lixo na cidade capital, Luanda, do ramo diamantífero, bancário e no sector hoteleiro com a gestão do famoso restaurante Miami Beach em Luanda e acções em alguns hotéis badalados da cidade capital. O Fundo Monetário Internacional estimou que do final dos anos 90 e no início da década seguinte foram desviados anualmente cerca de mil milhões de dólares norte-americanos das receitas petrolíferas do país. Angola é considerada pela Transparência Internacional, organização não governamental contra a corrupção, como o 151.º país mais corrupto numa lista de 158 países.
De facto,apesar de alguns avanços, o continente africano não é, infelizmente, mais do que um imenso terreno de caça, dominado por uma dúzia de senhores feudais, quais leopardos velozes que correm vorazmente atrás das presas fáceis, retalhando liberdades e direitos básicos para se auto banquetearem em festins privados. José Eduardo dos Santos não é mais que um desses leopardos...

Sem comentários: