Numa altura de crise fornicante, todas as áreas de actividade atravessam o global das vacas magras ditadas pela falta do (outrora) messiânico Euro.
Trabalhando directamente há 12 anos na área da comunicação (e na suas consequentes divisões em sub áreas múltiplas) acho interessante o fenómeno que a crise-necessidade dita:
Por um lado a necessidade (ainda mais forte) de qualquer estrutura empresarial investir fortemente na divulgação do que faz e mostrar aos "seus" públicos esse desiderato. Por outro uma lógica de "saldos" em que as empresas procuram envolver os profissionais liberais quando sub contratam serviços (vitais) pontuais, para suprir, muitas vezes, a inexistência de um gabinete de comunicação nas estruturas.
Vivenciando 2 realidades distintas enquanto profissional (assessor em full time e free lancer em avenças e projectos vários); constato que a área (dos profissionais da comunicação) per si se encontra em boom decrescente não somente enquadrada no global da crise, mas na sua essência existencialista de conceitos e formatos.
Soluções milagrosas não existem,mas o caminho poderia começar a ser galgado na lógica de uma federação nacional forte e sólida que abarcasse os profissionais da comunicação. Somente um pensamento...
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