Acerca de mim

segunda-feira, janeiro 12, 2009

A Boca

George W. Bush dá hoje a sua última conferência de imprensa enquanto responsável máximo dos States. Afinal hoje poderemos ter 2 boas noticias : O adeus oficioso de Bush e a confirmação oficial de Cristiano Ronaldo como o melhor da arte de bem pontapear do planeta. Wait and see...

Sexy Guitar...


CR7

A poucas horas de conhecermos o vencedor do ansiado prémio do FIFA player of the year; eis que somos massacrados com a ânsia dos media (afinal incorporação do nosso desejo individual) de "vender" o anunciado vencedor Cristiano Ronaldo. Entre especiais televisivos ou versão tablóide ou directos radiofónicos, eis que me assola a dúvida : E se por alguma obra do destino o nuestro hermano Cristiano não ganha? Como sempre, nós os tugas choraremos de forma dramática como o mundo acabasse. Clamaremos por injustiças dos deuses, maldizeremos o nosso fado triste, e poderemos então enterrar as culpas de um ano que se anuncia dificil, em qualquer factor externo. Há boa maneira portuguesa a culpa nunca é nossa e os "outros" nunca tem mérito. Não sei se Lionel Messi concorda...mas isso já é outra história...

Cinzas

Final de semana bem relaxante, no qual abdiquei da escrita em detrimento apenas e tão somente do convivio destilado com amigos e a companhia retemperadora da minha S. Frio no tempo que escorre gélido, mas sentimento quente no coração. Afinal a amizade sincera e o amor puro e forte continuam - para moi - a ser a mola catalizadora que nos permite tudo sonhar e tudo conquistar.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

And...Sabrina

Samantha (the fox)

Boa Nova

Nem somente de más noticias é feita a amálgama informativa/factual do mundo. Hoje o "Sirius", que havia sido capturado há 2 meses por piratas somális, foi libertado. Os 25 tripulantes encontram-se bem de saúde. Obviamente que a libertação teve um preço 3 milhões de dólares...portanto não sei porquê tanto "tesão do mijo" ocidental a enviar barcos de guerra para a região. Afinal tudo se resume a uma questão de números...até os piratas da Somália sabem disso...

Baltazar Fica

Baltazar Nunes fica com a guarda definitiva da filha
O pai biológico da menina de Torres Novas vai ficar com a guarda definitiva da criança. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Torres Novas e cumpre uma decisão judicial que se arrastava há quatro anos e meio. Em Julho de 2004, o Supremo Tribunal de Justiça já tinha determinado a entrega da menor ao pai biológico.
Cit in RTP
Post Scriptum : Não me "cheira" que o caso fique por aqui...

Belucci (Monica)


Neve

Neva no Porto de forma insistente. Penso nos milhares que dormem ao relento, e na hipocrisia dos governantes (locais e nacionais) que nestes dias tem povoado os telejornais com o seu altruísmo de ocasião. Neva no Porto, faz fome e recessão em Portugal. É a nossa realidade tendencial e infelizmente palpável e gélida como a neve branca e fina.

Einstein Dixit

"Sem cooperação honesta com os árabes, não há
paz, não há prosperidade. Isso diz respeito ao longo prazo, não ao momento
presente."
Visionário o nosso amigo Albert ao afirmar esta pérola futurista e actual há mais de
50 (!!!) anos.

Coragem Franca

Assisti com agrado à grande entrevista concedida por Soares Franco no canal público de televisão. O presidente do Sporting, assumiu com coragem, frontalidade e desasombro, as razões que o não levam a recandidatar-se a novo mandato. Contrariando as pré-noticias colocadas a circular durante os últimos dias nos media (recandidatura certa e assumida); o homem forte dos leões mostrou uma personalidade forte, objectivos bem definidos e falou claramente sobre o universo leonino e o futebol da tugolândia. Sinceramente tinha a idéia de Soares Franco, de mais um Visconde Queque de Alvalade. Enganei-me...grande personalidade....vai fazer falta ao pobre universo do dirigismo desportivo Português.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Jessica (sexy) Biel


Israel

No seguimento do post anterior, convém retêr - na minha opinião - o seguinte, sobre o estado de Israel :
1) Israel é um Estado-Militar musculado pela cobardia do ocidente.
2) Israel não somente retalia de forma legitima a agressões : Massacra e Tiraniza.
3) Israel (seu governo) utiliza o conflito eterno com os Palestianos como soluções padrão, para ganhar eleições, promover figuras e reforçar lideranças
(militares e politicas).
4) Israel não promove a paz nem o diálogo universal; instiga a discórdia regional.

Hamas

Na guerra fraticida que o Hamas trava com Israel, convém retêr alguns pontos de ordem :
1) O Hamas é uma organização terrorista e fundamentalista.
2) O Hamas utiliza civis como escudos humanos contra as balas de Israel.
3) O Hamas não tem programa politico mas sim estrutura operacional de terror.
4) O Hamas sobrevive e reforça-se pela inépsia e cobardia da diplomacia e politica internacional.
5) O Hamas irá sobreviver ciclicamente e se regenerar com força, constantemente.

Cujones


A propósito adorei a imagem, mas sou contra as touradas...

A Pergunta

Alguém dúvida que, depois da recessão de 2009, o ano de 2010 não será o da dobragem do cabo da boa esperança?

Gaza

PJ Connection

O mediático ex-investigador da Policia Judiciária Gonçalo Amaral, é o candidato do PSD de Olhão à Câmara Municipal de Olhão. Nada de muito especial para mim, exceptuando mais algumas contradições na escolha laranja, por parte da líder Manuela Ferreira Leite. Senão vejamos...quando tomou posse MFL afirmou convictamente não cair na esparrela de escolhas fáceis, nomeadamente a de candidatos sem trajecto politico, ou somente com a "arma" do mediatismo "per si" dos escolhidos. Segunda contradição e erro de cálculo...deixar a informação da escolha (mediática) fluir no mesmo dia em que convoca a imprensa e anuncia o desafio a Sócrates para um debate sobre o estado económico da nação...é um erro de casting, comunicação e estratégia posicional/politica, representa erro grave e infantil.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

O Dilema de Quique

Que o treinador espanhol do Benfica é hombre competente ninguém dúvida; mas terá cujones pretos suficientes para, por um lado, suster a fúria descontente da massa associativa do clube, e por outro prisma, controlar a tentação irresistível de Luis Filipe Vieira, de mandar as "postas de pescada" habituais ?

Gaza Blues

Os blues representam, na sua génese formativa, a música de revolta dos negros oprimidos nos Estados Unidos; misto de canção crua e quente onde o protesto e o tom arrastado de vozes fortes e doridas denunciavam a injustiça. Lapso subjectivo...dou por mim a pensar que em Gaza (faixa) se cantam ultimamente blues de triste sina em que 205 crianças já perderam a vida. A vida, tal como os blues, escorre por vezes lânguida e triste.

Sexy & Deep


Recessão

Já é oficial : A recessão chegou a Portugal. Nada de novo, mediante o enquadramento à escala global, que nos remete para um campo de uma crise sem precedentes nas últimas 3 décadas. Mas o que me fornica o juizo, é o facto de em Portugal não existirem mecanismos de apoio eficazes aos mais carenciados, afinal os primeiros a tombar perante a crise. Governo e oposição estão unidos na visão dogmática e teórica, não praticando a redundância de esforço necessária, para nós - o mexilhão colectivo - ver Porto seguro, e agarrar o amanhã com segurança.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Grande(a) Bronca

O cartão MyZonCard, através do qual a Zon Multimédia prometia aos seus clientes 52 entradas gratuitas por ano nas salas de cinema da Lusomundo, foi suspenso por um período de três meses pela Autoridade da Concorrência, na sequência de uma queixa do produtor, distribuidor e exibidor de cinema Paulo Branco.
Paulo Branco disse hoje, em conferência de imprensa, que a Autoridade da Concorrência notificou ontem a Zon Multimédia de que terá de suspender a sua campanha, que ainda está a ser analisada. A empresa já terá enviado 500 mil cartões a assinantes do seu serviço de televisão por cabo.
'Hoje é um dia importante para a exibição cinematográfica em Portugal', disse Paulo Branco, o qual tem defendido que a potencial existência de 40 milhões de bilhetes gratuitos por ano levaria ao encerramento de todas as salas de cinema pertencentes às empresas que não fazem parte da Zon Multimédia.
Salientando a posição dominante que a Zon detém nos negócios da distribuição (representa estúdios de Hollywood como a Disney, Paramount e Universal) e da exibição (através da rede de salas de cinemas da Lusomundo), Paulo Branco congratulou-se com a rapidez da Autoridade da Concorrência, pois a queixa foi apresentada há apenas dez dias.
A Zon Multimédia reagiu através de um comunicado, considerando a decisão da Autoridade da Concorrência “injustificada e lesiva dos interesses dos consumidores”, pelo que irá recorrer “através dos meios legais adequados”.
No entanto, “não resta para já outra alternativa” à empresa além da suspensão da oferta de bilhetes de cinema aos detentores do cartão MyZonCard, bem como da campanha de divulgação da iniciativa.

Ases (pelos ares)


Sons Sensitivos

Par les soirs bleus d’été, j’irai dans les sentiers,
Picoté par les blés, fouler l’herbe menue :
Rêveur, j’en sentirai la fraîcheur à mes pieds.
Je laisserai le vent baigner ma tête nue.
Je ne parlerai pas, je ne penserai pas :
Mais l’amour infini me montera dans l’âme,
Et j’irai loin, bien loin, comme un bohémien,
Par la Nature, - heureux comme avec une femme.
O génio de Rimbaud à solta...

Momento Pub : Andorra


Migalhas

O recente (quente) caso mediático em torno da criança Esmeralda e a consequente atribuição de custódia, tem-me dado volta à cabeça. De um lado o pai biológico com os seus direitos naturais inerentes; do outro lado da barricada um casal que criou Esmeralda com o mesmo amor e convicção de um Pai e de uma Mãe. O Amor Universal não deve ser - pensamento instantâneo - uma manta retalhada, pulvilhada de migalhas. Para mim, este caso prova que a justiça no geral, e a Segurança Social (seus serviços técnicos e humanos) não estão minimamente preparados para lidar com casos desta magnitude. A Vitima ? Esmeralda...

Pensamento Alto

Na guerra todos perdem a essência da razão. O conflito em Gaza não foge a essa realidade dogmática e incontornável. Não concordam?!

Sexy (Adrianne Palicki)




Agilização

Tribunais de Família começam a tratar processos via online
Os Tribunais de Família, do Trabalho e Cíveis começam hoje a tratar os processos na quase totalidade por via informática, mantendo em papel apenas «peças e documentos essenciais». Os advogados vão passar a mandar as peças por via electrónica para os tribunais e os actos dos juízes, magistrados do Ministério Público e funcionários judiciais vão ficar disponíveis na Internet, através do sistema designado CITIUS, segundo o Ministério da Justiça. A elaboração e emissão de sentenças, despachos e outros actos pelos juízes e magistrados do Ministério Público vão passar a ser feitas também por via electrónica.
De acordo com o Ministério da Justiça, este processo foi preparado em coordenação com o Conselho Superior da Magistratura e a Procuradoria-Geral da República.
Excerto de artigo Cit in Diário Digital

Roses (and Guns)

Big Show SIC (II)

Entre o debate na SIC com Sócrates e os Prós e Contras na RTP, o tema estratificado foi uno e inevitável : A Crise. No entanto fiquei sem perceber puto do discurso do primeiro ministro no canal privado e dos eminentes convidados do programa da estação pública. Tudo é falado e delineado em torno de projecções utópicas, tudo é criticado em torno de (novas) projecções negras. No que ficamos : Deixamo-nos afundar ? Nadamos até à margem ? Ou pura e simplesmente esperamos os milagres de cosmética de um governo e oposição ideólogos e nada práticos ?!

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Big Show Sic

Entre um cigarro nervoso e um chá amarelo como o meu smile, vejo com atenção sonolenta, o debate do primeiro ministro Sócrates no canal Sic. Nada de novo. O habitual tom Socrático com tiques autoritários, "cortado" pelos 2 pivot´s de serviço. Pose agressiva (em excesso ou não...) dos jornalistas, ante um Sócrates com dogmas destilados com perturbante convicção. Nada de Novo. Tudo Igual. Acendo mais um cigarro, e verto mais um pouco de chá palidamente amarelo.

A Linha de Obama

Com o advento próximo da subida (20 Janeiro) do colored Obama, ao assento dourado da presidência Norte Americana, eis que surgem as questões inerentes ao facto consumado. Ninguém dúvida da excelente génese formativa e técnica de Obama para o cargo, bem como é indiscutível a onda de "simpatia" mundial gerada mesmo em muitos países antagónicos aos interesses dos States. No entanto a pergunta nuclear terá inevitavelmente que ser feita : Onde começa e Onde acaba a linha imaginária de estratificação de poder e políticas de Barack Obama?

Back To (normal)

Assisti em Felgueiras à vitória merecida do FC Porto ante o Nacional da Madeira; bem como à derrocada (JUSTA) do SL Benfica na Trofa. Embora na tabela apenas 1 ponto separe as 2 equipas (vantagem azul), na estrutura competitiva e mental os Dragões continuam com um abismo de pontos de vantagem sobre os Reds de Lisboa. Portanto...tudo voltou à normalidade dos últimos 20 anos do futebol indigena.

Close Up Feet(s)


Ferro & Fogo

O braço armado do movimento islamita Hamas afirmou esta segunda-feira que os seus "milhares" de combatentes estão prontos para combater o Exército israelita nas ruas da Faixa de Gaza.
"Temos preparados milhares de bravos soldados que estão à espera em cada esquina com fogo e ferro", afirmou Abou Obeida, o porta-voz das Brigadas Ezzedine al-Qassam, numa declaração transmitida pelo canal de televisão do Hamas, Al-Aqsa.
Depois de uma semana de ataques por mar e pelo ar, que fizeram mais de 400 mortos e cerca de 2.500 feridos, Israel lançou sábado uma ofensiva terrestre que admite se vai prolongar por vários dias e que visa pôr um fim definitivo ao lançamento de 'rockets' por apoiantes do Hamas contra localidades israelitas.
O balanço total de mortos do lado palestiniano subiu entretanto para mais de 500, cerca de uma centena deles civis, enquanto do lado israelita os 'rockets' lançados pelo Hamas fizeram até agora quatro mortos.
Cit in JN

De Volta

Após um interregno de 10 dias de mini-férias, retorno ao Porto d'Abrigo. Ano Novo, embuido em esperanças fortes e medo de mais uma etapa dificil. Medo, que será transformado na certeza e convicção que estou na luta árdua com milhões de tugas em época dificil. Medo, cilindrado no amor universal dos que me querem bem.
Medo?...Qual Medo?!

quinta-feira, janeiro 01, 2009

El Diva

Sweet 80´s

Blogues de Cá

Simplesmente para meditar...
há perto de 400 anos rené descartes fechou-se num quarto para apurar qual a melhor opção a tomar em questões por ele consideradas essenciais. chamou-lhe o 'método da dúvida'.
terminando 2008, abramovich não sabia se
vender o 'chelsea' - mais o scolari e o murtosa - ou o iate 'pelorus', tudo a fim de minorar a enorme crise financeira (tadinho!...) que recentemente o assolou.cada vez mais a partir de hoje, nós, os portugueses, oscilaremos entre dúvidas (e dívidas) mais simples: se deixar de pagar a prestação do empréstimo da casa, se o débito mensal do cartão que nos impigiram, dito de crédito...
Palavras acutilantes as de António Boronha...

Mensagem de Cavaco

Cavaco Silva falou há poucos minutos à nação. Falou e não disse nada de novo. Assim sendo no comment...

Day One

Passagem de ano nas ruas de Faro entre amigos e familia. Passas e champagne de esperança rumo a um ano novo, repleto de novas ilusões, medos e barreitas por transpôr. Na noite profunda o fogo de artificio rasgou o céu algarvio, acordando-me dos primeiros pensamentos de 2009. Hoje, jour calmo, com passeio rápido entre a chuva tépida, somente para comprar os jornais da praxe e beber café fumegante, destilado na fragância do cheiro do vento de Faro.

quarta-feira, dezembro 31, 2008

Happy New Year


Ultimas do Ano

Ultimos pensamentos enferrujados em 2008. Já o pensamento a voar para 2009, que se espera renovado e mais positivo. Acreditar e lutar é preciso e necessário, pois só a crença cega e fundamentalista poderá dar frutos palpáveis. Para todos vós sem excepção, um ano abençoado e pulvilhado de aromas bons e permanentes.

domingo, dezembro 28, 2008

Sexy Learning


Bolsa de Valores

Os dez futebolistas melhor pagos:
1. Quaresma (FC Porto); 2.135.224,91 euros 2. Nuno Gomes (Benfica); 2.040.711,78
3. Lucho González (FC Porto); 1.652.822,23 4. Liedson (Sporting); 1.571.888,68
5. Lisandro López (FC Porto); 1.380.489,03 6. Hélder Postiga (FC Porto); 1.360.320,417. 7 Katsouranis (Benfica); 1.327.186,68 8. Helton (FC Porto); 1.231.515,63 9. Anderson Polga (Sporting); 1.196.172,88 10. João Moutinho (Sporting); 1.002.313,68.
Crise?..Qual Crise...

Thank's

Passámos a barreira dos 13 mil visitantes. "Passámos", porque este espaço não é somente das mãos de quem o escreve, mas de todos vós que o frequentam. Obrigado sincero a todos por tudo!!!

Saltos Altos...


14

No Afeganistão um atentado bombista matou 14 crianças. Como devem compreender, não me apetece desenvolver o nefasto tema. Sigam o LINK se assim o desejarem.

Vietname

O técnico Henrique Calisto viu recompensado o trabalho de quase uma década no distante Vietname. A conquista do ceptro da Suzuky Cup, constitui não somente o 1º troféu internacional da selecção de futebol indigena, mas também o elixir necessário em tempos dificeis na escala global. Lá, como cá, os êxitos que tomamos como de todos nós, são muitas vezes a tábua de salvação revigorante rumo à coragem de enfrentar o jour de tomorow.

Twin(s)

Schumacher diz que recuperação de Maradona «é uma fábula»
Michael Schumacher deposita pouca confiança na recuperação total de Maradona, e, como consequência, no sucesso de El Pibe no comando técnico da selecção da Argentina.«A sua recuperação seria uma bonita história para o desporto, mas seria preciso acreditar nas fábulas, e eu não acredito. É difícil ultrapassar certas debilidades. Pode tentar-se deixá-las de lado, mas elas não desaparecem. Tenho as minhas dúvidas, mas desejo que ele se consiga reerguer», diz Schumacher, em entrevista ao jornal italiano La Repubblica.

Filho diz que ajudar Gascoigne «é perder tempo»
Paul Gascoigne não vai superar os graves problemas mentais e de alcoolismo com que se debate, de acordo com as palavras do filho do antigo internacional inglês.
«Provavelmente, ele vai morrer em breve. Penso que não vale a pena ajudá-lo, estamos a perder o nosso tempo. Se pudesse escolher, preferia que ele se afastasse de nós», disse Regan Gascoigne, 12 anos, a um canal de televisão inglês.Diga-se que Paul Gascoigne está neste momento em paradeiro incerto, depois de ter recebido autorização da clínica onde recupera dos problemas com o álcool para passar o Natal com a família.

Cit in A Bola

sábado, dezembro 27, 2008

Hot Stuff

Fúria Animal...


Israel Vs Palestina

Continua mais um round sangrento das história Palestina e Israelita; afinal não mais do que 2 irmãos siameses desavindos e impregnados pelo impulso de fanáticos de ambos os lados da barricada. A Body Count já ultrapassa os 200 mortos, com tendência de crescimento sustentado e abundante nos próximos dias. Solução ? Implodir/Transportar a Palestina para Marte e Israel em direcção a Saturno...

Ou Não...

Quase o ano velho a definhar, rumo a um 2009 repleto de esperanças sempre niveladas por alto, e sujeitas a confirmação constante. Altura de apanharmos mais um autocarro rumo a paragens desejadas, sem saber se o motorista vai obedecer a ordens préviamente designadas de anseios individuais e colectivistas. A vida é mesmo "isso" : Procura constante, ilusão permanente, desilusão ao virar da esquina e força interior para continuar a reconstruir sonhos e quimeras ano após ano.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Posing Act


Boxing Day

Amanhã dia de estádios cheios e familias inteiras a desaguarem em qualquer estádio Inglês. Tradição interessante que não tem explicações cientificas para o sucesso sucessivo, ano após ano.
Por aqui, com ou sem Natal, os estádios tugas conhecem as moscas como companheiras de bancada; exceptuando alguns derbys dos grandes que ainda vão colocando massas nos recintos. Tudo uma questão de marketing bem planificado, boas estratégias económicas e comunicacionais e gestão qb. Não é um mar de rosas esse futebol inglês, mas que é apaixonante e mitico "isso" ninguém pode negar.

Merda Pública/Privada?!

A Câmara do Porto garante que não há motivos para uma impugnação judicial, por causa da transferência de trabalhadores dos serviços de limpeza para empresas privadas.
É a resposta da autarquia ao Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. Em declarações à agência Lusa João Avelino, do STAL/Porto, garante que os visados não acordaram estas transferências, ao contrário do que é exigido por lei.Já o vice-presidente da autarquia apresenta outro entendimento. Contactado pela Renascença, Álvaro Castelo-Branco cita também a lei, mas garante que não há qualquer irregularidade: “a legislação que está em vigor permite que os trabalhadores sejam requisitados independentemente do acordo prévio”.Recorde-se que, contra esta transferência de trabalhadores a STAL está a promover uma greve ao lixo. A paralisação começou ontem, às 12h40, e termina às 6h00.Para já a Câmara não tem dados sobre a adesão, mas o vice-presidente lembra que se trata de uma greve parcial.Ainda assim, Álvaro Castelo-Branco admite que a paralisação afecta sempre a recolha do lixo, tendo em conta a altura do ano.Em causa está a transferência de 270 trabalhadores da Câmara do Porto, para concessionárias privadas. O Sindicato diz que vai impugnar judicialmente a medida, a autarquia garante que está tudo a ser feito conforme a lei.

Vaya con Dios


Harold Pinter Dramaturgo Inglês e Prémio Nobel da Literatura.

Blogues de Cá

reflexão natalícia
"O trabalho precário é muito melhor que o desemprego"
(francisco van zeller, presidente da 'cip')
são
frases deste tipo, em si de uma violência enorme para além de um completo desrespeito pelos mais elementares direitos das pessoas, que me deixam completamente fodido.porque em determinadas conjunturas fazem um tremendo sentido.

Escola de Plástico

No Porto repete-se a cena sem graça de pressão/coação sobre um docente. Neste caso especifico, a problemática escola do cerco, serve de mote para os happenings crescentes em todo o país da estepe luistana. Agora a joke foi com uma pistola de plástico mal disfarçada. Num futuro próximo ouviremos (e assistiremos via You Tube again...) o relato de casos bem mais graves.

Wait and see...Wait and see...

Boleia de Natal

terça-feira, dezembro 23, 2008

Salvem os Ricos...

Porto-Algarve (III)

ESTOU EM CASA. TEXTO MAIÚSCULO E MUSCULADO, PARA ASSINALAR O QUE O MONEY CAN'T BUY...

Vergonha BPP

A instituição outrora liderada por João Rendeiro,vê agora surgirem as primeiras acusações formais por burla agravada e afins calamitosos. Jorge Jesus é o primeiro "notável" a declarar as perdas e prejuizos avultados. Entre anónimos e Vips, muitos se seguirão. Triste o estado da Banca-Nação, quer na nuance privada ou na sua vertente promiscuamente pública e nada púdica.

Porto-Algarve (II)

As maravilhas tecnológicas, permitem-nos escorrer o tempo numa viagem de cerca de 650 km, intercalando pausas relaxantes para debicar mais umas palavras aqui no blogue. O dia amanheceu com sol forte e frio afastado : Esquecido no contexto espacio-temporal. No meu rosto a mesma expressão de ansiedade em crescendo, que me percorre vai para 15 anos. A ansiedade do regresso, a nostalgia da partida. Já é uma década e meia de Puerto, com os laços simbióticos a pessoas, cheiros e formas geométricas do Porto cinzento mas sedutor. Coração dividido ? Sim...mas com a segura sensação de saber para quem é cada bocadinho dele...

Porto-Algarve (I)

Prontes...mo debe moçe marafade...já estou a caminho do meu Algarve rumo a umas mini-férias merecidas, aliadas ao Natal ansiado. Treino o sotaque, que já escorre entre os muitos telefonemas derramados por amigos de longa data. Afinal é tempo de fazer final countdown rumo aos jantares desejados, com a magia do aromático vinho alentejano, servido na voracidade das amizades e clã familiar. Há 15 anos que é assim...a teoria do eterno retorno...my version of course....

Feliz Natal


Para todos os meus amigos, fiéis seguidores dos meus projectos e deste espaço em si; para os meus colegas de trabalho, familia e inimigos de estimação : Votos sinceros de um Natal pleno e próspero e um ano de 2009 cheio de capacidade de luta e ilusões para conquistar.

Do Siempre Vosso

Paulo Correia

Coimbra + Segura?

O centro histórico de Coimbra vai passar a ter um sistema de videovigilância.
O Governo, através do Ministério da Administração Interna, autorizou o plano depois de recebido o parecer favorável da Comissão Nacional de Protecção de Dados.A Câmara Municipal propôs o sistema de vídeo na baixa de Coimbra, que poderá ser executado e activado a muito breve prazo.O sistema vai proceder à captação de imagem entre as 20 horas e as 8 da manhã, num total de 12 câmaras em funcionamento.
Pergunto eu...alguém testou a (in)f(v)iabilidade do sistema? É só uma daquelas perguntazinhas inocentes com uma pontinha de fel em mel envenenado...

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Empata(s) Fodas

Acabou o campeonato de Inverno com os três grandes a se auto fornicarem em casa e a cederem 2 pontos individualmente. Zero no nulo e no deserto de idéias apresentados. Louve-se Maritimo, Académica e Nacional pela lição bem estudada e pela cartilha tirada com bitola e mestria. Para o ano há mais...

Irish Sound's

Saúde sem Rumo

A informação foi ontem avançada à agência Lusa por fonte hospitalar. O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do norte alentejano apresentou a demissão em bloco à ministra da saúde. A informação foi ontem avançada à agência Lusa por fonte hospitalar.
Segundo a mesma fonte, demitiram-se também os directores de serviços de médicos e enfermeiros do Hospital de Portalegre e os directores de 15 centros de saúde que compõem a unidade.
A tomada de posição surge como contestação por ainda não terem sido nomeados dois elementos para assumir a direcção clínica e o cargo de administrador delegado da unidade. A fonte citada diz que o processo se arrasta há dois meses.
A Unidade de Saúde do Norte Alentejano foi constituída em Março do ano passado. Integra os hospitais de Portalegre e Elvas e 16 centros de saúde do distrito de Portalegre.
Cit in TVI

A Frase

"O Zimbabué é meu!!!"
Robert Mugabe, presidente-ditador do Zimbabué.
Pequena nota : Então quer dizer sr presidente que a fome do país é sua, bem como a falta de liberdade de expressão; a repressão brutal ou o surto epidémico existente.
Saia Sr Presidente...saia...

Queen Elisabeth


Almost

Quase de partida para o meu Algarve d'abrigo. Amanhã pelas 9 horas estarei a zarpar rumo a um Natal quente e forte, pulvilhado pela doce sensação do reencontro feliz com muitos daqueles que amo. Oito meses sem conhecer o aroma da fragãncia consoladora do lar original, tem-me dado um pouco "volta ao miolo". Causou-me um transtorno mental e fisíco, pela primeira vez em 34 anos, não ter destinado o mês de Agosto para os mergulhos habituais e os longos passeios no areal da Ria Formosa. Altura de chorar lágrimas alegres, derramar frustrações e procurar encarar o ano novo que se avizinha com a coragem que marca a diferença entre os "mininos" e os homens de barba rija.

sábado, dezembro 20, 2008

Dança(s)


Mundos e Fundos

Admiro e respeito a figura de Rui Costa : Postura exemplar a nível profissional, desportivo e humano. No entanto as recentes declarações de que o objectivo do SL Benfica na decorrente temporada foi tão e somente o almejado ceptro da pobre liga tuga, parecem-me descabidas e uma perigosa fuga para o caminho e desculpas antecipadas pelo afastamento de outras provas competitivas.

Azáfama

Últimas compras antes do Natal esperado e ansiado. Nota-se a crise nas lojas vazias e despidas de gente anónima nos sitios públicos do costume. A crise adensa-se no rosto fechado dos poucos corajosos que se atrevem a verter euros da carteira nua. Natal de transição para um ano novo crivado de dificuldades já anunciadas. Nos meus olhos, penso na memória e arrepio caminho para o elixir de forças renovadas para mais um combate de 365 dias.

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Mãe(s) Natal


Blogues de Cá

O meu pai sempre bateu na minha mãe
Uma leitora anónima, a quem agradeço, deixou este comentário neste blogue. E porque a pressão social tem que envergonhar o agressor e não o agredido, é sempre boa altura para falar deste tema...O meu pai sempre bateu na minha mãe, desde que me lembro, era mau e em vezes que ela tentou fazer queixa à polícia os próprios polícias retraiam-se e diziam que entre marido e mulher...e a minha mãe com a boca toda ensanguentada, a levar pontos, as nódoas negras constantes, o olho que passou a ver menos bem, etc etc. Chegou ao ponto de lhe encostar uma arma à cabeça, chegou ao ponto de disparar e só falhar por estar demasiado bêbado. E eu cresci também a ser espancada, também a ser humilhada, sem que ninguém nada fizesse por mim. Lembro-me da coisa mais revoltante que ele me fez, obrigou-me a estar a cerca de 5 metros dele parada e em pé enquanto me atirava batatas e cebolas que tinha junto a si, depois obrigava-me a apanhar tudo, devolver-lhe para mas voltar a atirar. Lembro-me das noites em que me acordava para me bater, dos pontapés que me dava...lembro-me de dormir dentro do guarda-roupa toda tapada para me sentir protegida. Lembro-me de me chamar estúpida, de dizer que eu era uma merda, ah e também me lembro de me bater com a parte de cabedal da trela do cão, com um chinelo de plástico duro que me deixava vergões durante dias. Lembro-me depois de já em adulta estar grávida e ter reagido menos bem contra o senhor que me ameaçou dar-me um pontapé na barriga porque eu recusei abortar. E fui eu que tive problemas em tribunal e fui eu que saí a perder, porque o que ele disse nada conta. Puta de vida, vida filha da puta.
Cit in no excelente Blogue Não compreendo as mulheres

Quique Duro

Sinceramente, adorei a lógica discursiva de Quique Flores, após a derrota caseira do SL Benfica ante o Metalist; em jogo a contar para a Taça Uefa. Sem paninhos quentes, nem dó nem piedade dos mininos pagos a peso de ouro. Numa altura que Portugal e o mundo atravessam uma crise de transição grave e com gangrena ramificante, altura de chamar à terra os deuses privilegiados e os acordar para a amarga realidade. Quique deu um bom exemplo. Talvez a seguir altura de puxar as orelhas aos politicos cá do burgo...
É Natal e por vezes milagres acontecem...

Ben Harper

Compras

Chegou a febre agudizante do consumismo despesista do Natal. Frase pomposa, para definir o mea culpa colectivista que nos assola a todos, independentemente da escala da carteira de cada um. Como sempre, deixo as compras para as última, cultivando o stress tipicamente Português de lema convicto "Não faças hoje o que podes fazer amanhã". Prendas simples ao sabor da carteira, mas com a intensidade de sentimento resvalada ao máximo, para lembrar a data natalicia depurada na sua essência em nada mais do que o prazer constante do reencontro fugaz com todos aqueles que amamos.

Sexy Shannon


quinta-feira, dezembro 18, 2008

A Frase

"Santana vai ter que ganhar sem o voto da presidente do PSD!"
Luis Filipe Menezes a propósito da escolha de PSL a candidato à Câmara de Lisboa.

Grécia a Ferro & Fogo

Novos protestos ocorridos hoje na Grécia entre manifestantes e a polícia originaram confrontos entre milhares de pessoas, sobretudo jovens, que protestam contra a recente morte do adolescente Alexis Grigoropoulos, e as forças da ordem. Cerca de 70 pessoas ficaram feridas e outras 400 foram detidas durante os protestos, de acordo com a BBC.Os manifestantes arremessaram algumas bombas artesanais contra a polícia, em Atenas, que ripostou com granadas de gás lacrimogénio.Cerca de dez mil pessoas juntaram-se hoje nas manifestações de Atenas, congregando-se junto à Universidade e marchando em direcção ao Parlamento, ainda movidos pela morte do jovem de 15 anos que foi morto pela polícia no passado dia 6 de Dezembro.Doze dias depois do tiroteio policial que redundou na morte de Grigoropoulos, a raiva acumulada contra o Estado e a polícia – que disparou mortalmente contra o adolescente – continua à rédea solta pela sociedade grega, que exige ao Estado que mude as suas políticas sociais e económicas.Os controladores aéreos são o último sector público a aderir à greve que paralisa a Grécia há vários dias.“Abaixo o governo de sangue, pobreza e privatizações”, podia ler-se numa faixa, indica a agência Reuters.
Cit in Jornal Publico

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Toy Soldiers


Recados

Confesso-vos que embirro solenemente com a figura instituida do empresário de futebol, no contexto da industria do soccer moderno. Figuras como Manuel Barbosa, José Veiga, Jorge Mendes ou Paulo Barbosa, causam-me o mais profundo dos arrepios existenciais e a mais desalmada prece para "futebois" diferentes. Leio as últimas declarações de Paulo Barbosa, e constato que o empresário de futebol moderno continua a manter a sua postura arrogante (ignorante) e egocêntrica; ora falando do que não sabe, ora tentando influenciar a vida interna dos clubes (neste caso o Sporting CP). Barbosa destila os mesmos palpites, a mesma baixa densidade intelectual e o mesmo discurso populista de toda uma classe de novos ricos acidentais, fruto dos milhões que o Futebol moderno gera em direitos de imagem, plataformas comunicacionais e afins.Talvez tempo de dizer basta, reformular conceitos e estruturas; fazendo com que as tetas de leite abundante parem de fluir para bocas tão gulosas...

O Poder (do contraditório)

Manuela Ferreira Leite, e o partido que encabeça, irá apoiar a candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa em 2009. Na corrida/caminho de PSL, perfilha-se um vencedor previsível : António Costa. No entanto este post não irá analisar as (in)capacidades dos 2 principais candidatos, mas sim analisar o poder do contraditório. Passo a explicar de forma sintética (tanto quanto possível..). Manuela Ferreira Leite sempre destilou o seu "nojo politico", mantendo um incómodo tabu em entrevista à revista Sabado, na qual deixou a dúvida no ar se terá votado (ou não...) no seu partido de sempre aquando da candidatura de PSL a primeiro-ministro. Ora bem, seguindo uma lógica de senso comum e coerência politica e pessoal, não entendo como a militante Manuela se distancia, e a presidente Ferreira Leite cede e apoia. Será que tudo se resume a um cordeiro para sacrificar em Lisboa?!

terça-feira, dezembro 16, 2008

Arte(s)


Frio-Quente

No Porto os termómetros descem, acompanhando a rapidez vertiginosa da descendência rumo ao Natal almejado por alguns e temido por muitos. Para mim, a sensação tranquila de reencontro (pela enésima vez mencionada neste espaço...) com os meus mais queridos. A simbologia do Natal constitui em si mesma o renascimento de nós mesmos, antes de iniciarmos mais um grande mergulho a pique rumo a um novo ano cheio de esperanças, mas também de dúvidas assombradas. Tenho o feeling que 2009 será um bom ano para mim e para a minha tribo. Bem...pelo menos assim o desejo...

Mais do Mesmo

Carlos Cruz neste processo fez o que quis, tem um poder imenso, um poder enorme que eu nunca pensei que o apresentador tivesse". As palavras são de José Maria Martins, advogado de Carlos Silvino, que na manhã desta terça-feira, durante as alegações finais do caso de pedofilia, considerou que houve dois julgamentos: "o julgamento de Carlos Cruz e dos outros e o julgamento de Carlos Silvino, que é o elo mais fraco".
Martins disse que os miúdos falaram a verdade e que Carlos Cruz "coordenou a estratégia dos outros arguidos". "A verdade aqui foi de férias neste julgamento", afirmou o advogado de 'Bibi', considerando que os arguidos juntaram todos os documentos que quiseram para não se chegar à verdade.
Decorre hoje no Tribunal de Monsanto a 414ª audiência do julgamento do processo de pedofilia na Casa Pia, que será preenchida com a defesa de Carlos Silvino.
Comento eu...Mantenho a minha teoria pessimista de que o "Bibi" vai "comer a gamela toda". Cruz e afins, com poeira sacudida do capote (potencialmente) molhado, e a sociedade da justiça a assobiar alegremente para o lado com a (falsa) sensação de dever cumprido.

U2 Christmas Version

Frases Célebres

"Tolo é aquele que afundou o seu navio duas vezes, e ainda culpa o mar,"
Sigmund Freud Pai da Psicanálise moderna.

Hora H


NOBEL-GOVERNANTE

O Presidente eleito norte-americano Barack Obama anunciou ontem à noite que escolheu o Prémio Nobel da Física Steven Chu, um defensor das energias renováveis e alternativas, para ocupar o lugar de secretário de Estado da Energia.Steven Chu, 60 anos, filho de imigrantes chineses que frequentou a Universidade de Stanford na Califórnia, foi homenageado com o Nobel da Física em 1997 pelos seus trabalhos sobre os “métodos de arrefecimento e captura de átomos por laser”.É director do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley desde 2004 e especializou-se no estudo das alterações climáticas. O site do laboratório descreve-o como “um defensor de longa data da investigação sobre soluções científicas para as alterações climáticas”.“Nos próximos anos, as escolhas que faremos vão ajudar-nos a determinar que tipo de país e de mundo vamos deixar aos nossos filhos e netos”, declarou Obama, insistindo no facto de que os problemas estão “ligados à nossa dependência do petróleo”.“Para controlar o seu destino, a América deve desenvolver novas fontes de energia e novas maneiras” de consumir essa energia, acrescentou. “Este não é apenas um desafio para o Governo, mas sim um desafio para todos nós”.

Boa Vontade

Um canal Libanês ofereceu emprego ao jornalista Iraquiano que "Sapateou" Bush. Acto generoso embuido no código de honra árabe. Afinal Deus - católico romano, árabe ou judaico - escreve por designios misteriosos mas por vezes justos. O homem que fez o que todos nós desejávamos secretamente, merece o doce mel de um emprego estável...
Post Scriptum : O Canal Libanês em questão (New TV), mencionou ainda que o jornalista será "pago a partir do momento em ue lançou o primeiro sapato"...