sexta-feira, julho 29, 2011

Acordar Tarde

tocas as flores murchas que alguém te ofereceu
quando o rio parou de correr e a noite
foi tão luminosa quanto a mota que falhou
a curva - e o serviço postal não funcionou
no dia seguinte


procuras ávido aquilo que o mar não devorou
e passas a língua na cola dos selos lambidos
por assassinos - e a tua mão segurando a faca
cujo gume possui a fatalidade do sangue contaminado
dos amantes ocasionais - nada a fazer


irás sozinho vida dentro
os braços estendidos como se entrasses na água
o corpo num arco de pedra tenso simulando
a casa
onde me abrigo do mortal brilho do meio-dia

Al Berto, Horto de Incêndio   

Tudo Bons Rapazes

Nos últimos dias a fauna de comentadores políticos cá do burgo tem destacado o facto de Pedro Passos Coelho e António José Seguro serem amigos pessoais.

Causa-me sincero desconforto a mentalidade dum país em que a amizade parece ser crime ferido de morte, quando se trata de 2 pessoas de quadrantes partidários (aparentemente) opostos. 

Falo do meu exemplo pessoal: Um dos meus melhores amigos situa-se nas antípodas da minha esfera partidária, desportiva e até do liberalismo (saudável quanto a mim) com o qual  procuro pautar na minha vida.

Nada "disso" impede uma amizade que já dura há cerca de 30 anos. Nada "disso" impedirá certamente de Passos Coelho e António Seguro de cumprirem o seu dever politico sem se atropelarem nos corredores do poder do parlamento tuga, e preservarem o conceito pessoal de amizade mútua.

Sinceramente, tenho o instinto que no meio da lama da classe politica da lusitânia, os 2 nomes mencionados até são mesmo bons rapazes...(sem ironias)

quarta-feira, julho 27, 2011

Defeso

Com o cheiro da relva já a queimar as narinas dos fans do desporto rei; eis que a primeira anotação do soccer indígena remete-nos para 3 realidades distintas relativamente a "Dragões", "Águias" e "Leões".

Para os lados da invicta portuense a aposta numa estrutura de continuidade na qualidade sempre unanimemente  (re)conhecida, demonstra que a equipa com mais sucesso dos últimos 20 anos em Portugal segue o caminho tranquilo que permite a condução da "nau" quase em piloto automático.

Lufada de ar fresco para os lados da Lisboa de Alvalade, onde o Sporting aposta num jovem treinador tuga com provas dadas e com uma lista de dispensas/contratações onde, finalmente, se vê a lógica dum percurso coerente.

Para os lados das hostes benfiquistas o último calvário de Jesus. Altura de provar se possui afinal o toque messiânico da primeira época na luz, ou o tom satânico e negativo da última temporada de pesadelo vermelho.

A corrida este ano avizinha-se a três...bem...o Braga do mídas Salvador (António) pode constituir, novamente, uma alegre dor de cabeça para os denominados "3 grandes". A ver vamos...

Posing Act

A Queda Americana

Com o agudizar da crise bárbara no plano global, eis que o gigante americano também é apanhado na teia do incumprimento colectivo que povoa a (dura) realidade económica global.

Obama bem tenta acordos de última hora, mas parece cada vez mais óbvio que até o Uncle Sam não escapa ao furacão mundial, pagando a factura de 9 anos de guerra em solo afegão e iraquiano em que meios, dólares e vidas foram lançados no "assador".

Apanhados numa crise em que se julgavam acima do resto do mundo, Obama e Boehner degladiam-se à vista da opinião pública. Afinal apenas e tão somente a queda Americana...

David vs Golias

Recordando o episódio bíblico da vitória de David perante Golias, penso nas lutas diárias que todos nós temos que atravessar nesta altura de adversidades constantes, batalhas hercúleas e desafios múltiplos.

Há pouco tempo escrevi neste blogue "Para além da dor". Hoje digito palavras soltas com a convicção que a maioria de nós, vive diariamente com o desafio aterrador de enfrentar muros e pedras nestes tempos em que temos que assumir o papel do vencedor David ante o todo poderoso Golias (afinal a vitória da fé e da crença ante a arrogância).

E quem constitui o "Golias" moderno: O sistema que oprime o cidadão, o patrão que maltrata os empregados; os novos ricos envoltos na sua mediocridade mental na qual o dinheiro tudo compra, os falsos amigos e falsos profetas que pregam moral e na prática fazem o oposto.

Católicos ou não, provavelmente irão concordar com a metáfora escolhida: Hoje, tal como amanhã, a batalha central passa por David vs Golias...

segunda-feira, julho 25, 2011

Sem Cabeça

Made in Norway

Os recentes (trágicos) eventos ocorridos na fria e desenvolvida Noruega, remetem-nos para a problemática de que afinal o terrorismo armado e sanguinário não tem somente como origem o islão fanático (existe também, claro está, o bom islão).

76 mortos confirmados à mão dum jovem (monstro) de 32 anos: Frio, metódico e cerebral. Afinal a desenvolvida Europa e seus povos são também capazes dos mais horríveis dos actos sanguinários; sem nexo nem coerência lógica.

A problemática do terrorismo global não se esgota somente em tons de pele ou religiosos. O problema é bem mais vasto...que os todos poderosos não enterrem a cabeça na areia e que procurem soluções: Afinal a Europa - modelo teorético de paz e livre pensamento - também tem os seus esqueletos no armário...

quinta-feira, julho 21, 2011

Luta(s)

A vida é mesmo um horizonte alargado de (boas e más) surpresas. Nos últimos dias tem surgido algumas propostas inesperadas de assessorias a uma escala não nacional. Um telefonema da Áustria despoletou o "bichinho" para um desafio aliciante que espero conseguir agarrar.

Aqui na tugolândia mais uma avença comunicacional fechada para os lados da Maia que será amanhã revelada. Posso-vos adiantar que se situa na área da restauração, e constitui um dos pontos de referência da arte de bem comer (e beber) para os lados da cidade que "dorme" bem ao lado do Porto.

Alguns telefonemas, hoje, dos bons amigos de sempre, despertaram-me sorrisos e boa vibração renovando-me a força e o vigor para os novos desafios que se avizinham.

Basicamente continuo a ser aquele puto que há 18 anos veio do Algarve para o Porto para tentar algo de melhor para a sua vida: Sem pisar nem trepar em cima de ninguém.

Causa-me confusão;  comentários menos próprios de "alguns" que interpretam a área em que movimento profissionalmente ( e o que eu faço e "como" faço), como se eu fosse algum "pavão narcisista".

Felizmente, dou-vos um exemplo prático, tanto dou uma entrevista na televisão como passado 30 minutos estou em família a comer sardinhas com a mão e a dar peidos de alegria após a primeira (boa) garrafa de vinho alentejano.

A vida pode não ser simples, mas que nós temos uma tendência do c...para complicar ainda mais tudo...

quarta-feira, julho 20, 2011

Férias (ou não)

Uma necessidade louca, ditada por corpo e mente, para parar um pouco e "ir a banhos" para o Algarve de sempre. Correndo contra o relógio, preparo alguns projectos que irão ditar o meu trajecto profissional nos próximos (largos) meses.

Ainda o dilema de não saber se irei saborear o areal Algarvio, a cervejola à beira da praia e as noites quentes temperadas por sangria branca e conversas entre os amigos de sempre.

Cansado e correndo contra o relógio: Daqui a alguns dias dou-vos conta do veredicto...

"Diz que se Diz"

Os últimos tempos tem sido férteis na cultura terrena do "Diz que se Diz". Tenho constatado na pele e no osso o que o meu professor de estilística e retórica na faculdade (alo Ricardo Jorge Pinto!) dizia: Toda a informação é deturpada desde o canal emissor primário até ao destinatário final (algo do género).

A cultura da mediocridade do dia a dia em que a lógica do "comer antes de ser comido" prevalece, remete para o campo onde alguns se vendem por um prato de lentilhas pobres; prestando vassalagem a pretensos poderosos e dando fama à cultura do boato, delação oca e inverdades pessoais.

Tenho sentido um pouco de tudo "isso" na pele. Nada de novo no meio em que me movimento. Nada de novo na desilusão (ilusão) com algumas pessoas que nos relacionamos. Nada de novo na minha lógica de calma e tranquilidade em que me prefiro fingir de "parvo" e "correr por fora".

Afinal a verdade é como o azeite (vem sempre à tona) e a confiança que deposito em mim mesmo e na ética que procuro transmitir  na minha vida pessoal e profissional, inevitavelmente, virá ao de cima.

Apenas um desabafo...com toda a minha confiança de sempre...

segunda-feira, julho 18, 2011

Brisa d'Verão

Portugal 2012

Num ano de "caganeira mental" colectiva, imagino já o 2012 no horizonte. Mudam os rostos do poder político, mas ficam as mesmas declarações idiotas dos ideólogos cá do burgo. Promessas vazias, pedindo (mais) sacrifício ao povo já despido de dinheiro e esperança.

Fala-se muito que temos um código genético com o fatalismo impregnado na alma. No entanto, com o cenário negro exposto e servido à nossa mesa nos últimos 10 anos, que réstia existe senão a da esperança que esta merda vai melhorar e que melhores dias virão?!

Em Qualque Lugar

Acaricio o rosto, destapando as gotas de chuva (fora de época) que me cobre a face. Arrebito caminho no Porto para café entre amigos para reencontro de muitos que há muito não vejo.

Imagino-me por momentos no meu Faro de nascimento entre amigos e família. Transporto-me para o alentejo para respirar o ar puro da gente boa: Minhas origens do lado de minha mãe.

Viajo para a marina de Vilamoura para beber um café de final de tarde e contemplar o mar e os barcos dos ricos todos poderosos: Ao longe - perto - o português típico (pobre, inchado e arrogante na sua pequenez) passeia tirando fotografias vaidosas e sem conteúdo.

Acordo num areal em Albufeira, cheirando as ondas da espuma do mar profundo e azul. Vou ao sitio do costume jantar frango aromático e beber sangria branca: Imersa na profundidade dos pensamentos que me percorrem.

Subitamente desperto e descubro que hoje queria estar em qualquer lugar, menos onde estou...

Vida: A eterna viagem...o eterno retorno ao ponto de origem...

segunda-feira, julho 11, 2011

Newsletter nº1|Essência Terapias|Leitura On-Line

Essencia Terapias nº1

Para Além da Dor

Existem alturas da vida em que a nossa capacidade de auto superação é colocada constantemente à prova de forma dura e crua.

Neste período de crise parida e esventrada, o sangue suor e lágrimas atingem outra expressão que nos levam a ir bem ao fundo da nossa reserva mental de força, coragem e fé absoluta.

Na entrevista que dei sexta feira à minha amiga Sandra Sá no Porto Canal também falei de honra, ética e verdade. Falei das "minhas" workshops in Dragão mas pensei forte, no meu interior de alma e de sangue, o quão difíceis tem sido estes últimos 2 meses.

Como mencionei hoje à minha "irmã" d'alma Fátima, a capacidade de ir "para além da dor", revela-nos que o caminho a seguir tem, inevitavelmente, a ver com mel, bosques verdes e mar azul. Traduzido por miúdos: A capacidade de vermos para além do que a visão física alcança; acreditarmos não somente em nós mas também em todos aqueles que fazem parte do nosso coração d'afectos.

Às vezes perdemo-nos na escuridão imensa e tardamos a encontrar o caminho de luz e sol forte, mas no fim de cada batalha vem certamente a recompensa pela nossa postura de ética e de verdade.

Chamem-me lirista...mas continuo a acreditar nessa forma de viver...mesmo que para tal objectivo seja, por vezes, ir para além da dor...

Workshops in Dragão|23 Julho|15h

quinta-feira, julho 07, 2011

Fome

Poesia made in Brasil

NO BANQUETE

Do alto dos seus bordados, o general falou:
– Meio século, senhores, a serviço da Pátria.
Falaram depois o doutor e o magnata.
Outros mais falaram no banquete da vida nacional.
Só o roceiro miúdo não falou nada.
Porque não sabia nada,
Porque estava ausente,
perrengado,
indiferente,
curvado sobre o cabo da enxada,
com o Brasil às costas.

Um poema do autor Goianense Leo Lynce

"Nada me Faltará"

Acabo de ler a última crónica da falecida Maria José Nogueira Pinto no Diário de Noticias. Entregue na redacção 2 horas antes da sua morte, as linhas escorridas não são mais do que a despedida singela de uma mulher guerreira, lutadora e com valores morais e éticos bem definidos.

Tendo eu o "ADN" genético de esquerda e de seus valores e ideais; não concordava com a maioria das posições assumidas por esta grande mulher, que bebia referências na direita conservadora. No entanto a vida ensina-nos a humildade de intuirmos que nem tudo se resume a "certos e errados" ou a "amigos e inimigos".

Essencialmente Portugal perdeu uma lusitana de cepa, de valores e coragem. Ficamos todos mais pobres, nesta altura de pobreza material e espiritual.

Nestas linhas a minha simples homenagem: Vaya con Dios "Zezinha"...

sexta-feira, julho 01, 2011

Sexy (in black & white)

Planeta "Troika"

Boquiaberto, assisto aos noticiários que destilam a figura de Passos Coelho a debitar a anulação (roubo) de metade do subsídio de natal à quase totalidade dos reformados tugas. Mais medidas de austeridade para os mesmos do costume.

A merda habitual: Mantém-se os cargos milionários, os motoristas e bólides caras dos ministros e afins; e o pobre mexilhão (quase todos nós) é que se fode na dificuldade do dia a dia de dificuldades.

É por estas e por outras que, tendo (algum)    orgulho de ser portuga, cada vez tenho mais vontade de arrumar as malas e zarpar para qualquer canto deste mundo louco e esquecer que este Portugal não é mais que uma província de fazer dó e (não) chorar por mais...