segunda-feira, junho 21, 2010

A Vergonha (Segundo Cavaco)

"Todos os portugueses sabem que desde quinta-feira à noite estou nos Açores, em S. Miguel, cumprindo uma promessa que fiz há muito tempo a toda a minha família, filhos e netos, de lhes mostrar as belezas desta região."

Anibal Cavaco Silva Cit in Jornal Publico

A recente morte de José Saramago gerou uma onda (quase) consensual de solidariedade e homenagem ao maior vulto da literatura Portuguesa da 2ª metade do século XX. O "quase" ficou a cargo do, pasme-se,  chefe máximo do decadente estado portuga: Cavaco Silva. 

A desculpa mesquinha e irónica, o recurso a lugares comuns e uma frieza inabalável, marcaram as declarações do presidente em terras açorianas. Sonegar a história, perpetuar ódios antigos e ignorar quem elevou o nome do pais além fronteiras, revela apenas e tão somente um sentimento de indiferença gritante.

Valha-nos a consolação que daqui a 100 anos nos manuais escolares e linhas da história nacional e global; figurará um pequeno e anónimo parágrafo acerca de Cavaco; com o antagonismo positivo de páginas derramadas em quantidade múltipla sobre o imortal Saramago.

Sem comentários: