domingo, novembro 28, 2010

O Desabafo

O "meu" Benfica ganhou 3-0 ao Beira Mar. No entanto este ano, a tusa monumental servida faustosamente na época transacta, transformou-se na resignação realista que "la liga" (versão pobrezinha e tuga)  está (merecidamente) destinada aos Dragões do Papa Pinto da Costa e seu Bispo juvenil Vilas Boas.

Fica aqui o meu (ácido) desabafo...

"Tá de Chuva..."

Corre Corre

Confesso-vos: Muito entusiasmado com os novos rumos pessoais e profissionais que a minha vida tem tomado. Acendo um cigarro bem calmo e penso que 2010 foi um ano de aprendizagem por vezes dolorosa; mas no cômputo global de pinceladas de boas vibrações e novos caminhos fortes e bem alicerçados rumo ao futuro.

Na última sexta um pequeno apontamento/entrevista com a Jornalista da RTP Ana Viriato (transmissão na quarta feira a partir das 15 horas); possibilitando ao grande público conhecer um pouco mais da Associação Sonho d'afectos; seus profissionais, bem como o destaque do caso da pequena grande Alice: Causa maior de todos nós na associação.

Acordos firmados com diversas figuras públicas para o apadrinhamento de casos da associação; bem como uma mega campanha de Natal com o grupo Ergovisão. Em suma: O corre corre frenético, sem descurar a 4ª edição da já mítica Forever Young no Club Bela Cruz.


Favela (não) Chique

Tenho seguido com particular atenção o medir de forças em território canarinho entre a máfia favelada e as autoridades dos nossos irmãos do outro lado do atlântico. Num tempo de progresso no Brasil; muito caminho ainda  a percorrer no que concerne aos barões da droga e afins, que povoam o universo lá do burgo.

Lembrei-me das histórias que alguns amigos brasileiros me contavam acerca dos horrores das favelas e sua génese constitutiva; bem como do jogo (inteligente) dos barões do narcotráfico; assentando verdadeiras estruturas económicas em que todas as necessidades básicas dos habitantes são supridas em troca do valioso silêncio e da preciosa ajuda.

O caminho ainda é espinhoso e longo, mas os sinais de um envolvimento policial (e militar...) mais activo e musculado; provam que o novo caminho desse Brasil em avanço imparável, é contrário aos recuos rumo ao abismo vazio que Portugal tem sofrido nos últimos anos: Na economia, na segurança, na qualidade de vida.

quinta-feira, novembro 18, 2010

Tourada "à portuguesa"

"España se llevó un durísimo correctivo en Portugal (4-0). Nuestros vecinos no tuvieron compasión y nos castigaron con una goleada exagerada que retrató la defensa española de la segunda mitad. Martins abrió el marcador justo antes del descanso y en el segundo asalto los portugueses nos destrozaron a la contra. Marcaron Ramos en su portería, Helder Postiga y Hugo Almeida. España tiene que hacérselo mirar. En Argentina nos bailaron y en Lisboa nos han toreado."

A goleada da renascida selecção tuga na visão amargurada de nuestros hermanos 
(cit in jornal Marca)

domingo, novembro 14, 2010

O Estado (da nação)


Madrugada de 25 de Abril de 74, parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém:
"Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!"
Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas da forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente. Depois seguíram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura.

Continuo com a "puta da mania" de opinar sobre tudo e não me calar quando vejo happenings no jour a jour que me parecem ter a pertinência de uma "posta" de palavras tranvestidas num post lido por ávidos leitores que generosamente, dia após dia, tem a divina paciência de lerem o que escrevo.

Lembro-me das palavras simples mas sábias de Salgueiro Maia no golpe dos cravos de 74, e não deixo de fornicar a mioleira pensante numa comichão inquieta ao verificar que mudam os actores, mas o palco de enganos e de crise agudizante ainda se faz sentir na cabeça de todos nós.

Pasmo com a "generosidade" made in China ao comprar parte da divida tuga. Supreendo-me ainda mais ao ouvir as palavras do Timorense Ramos Horta, namoriscando também a compra de parte do buraco negro público cá da lusitânia praia esburacada.

Afinal o rei vai nu, e nós continuamos a divagar nas palavras de Salgueiro Maia: Afinal tudo se resume ao estado a que esta merda chegou...sem aspas...

Frutos...da Manhã...

sábado, novembro 13, 2010

Nos Limites

Cigarro  após cigarro a semana é devorada com mais uma etapa aliciante a começar na área da assessoria global. Com a companhia de mais 3 profissionais na área do marketing & comunicação, a estrutura da Sonho d'afectos dá mais um passo rumo a solidificação (leia-se crescimento) de projecto.

Em notas soltas, surge já no horizonte a 4ª edição da Forever Young in Club Bela Cruz (7 Dezembro); aliado a mais alguns projectos de assessorias globais. Na forja também a coordenação do módulo "Publicidade e Comunicação Global" no FC Porto, devidamente enquadrado num curso completo que promete dar que falar.

Batatas

Após uma noite de sábado bem passada em familia de carne e de afectos comemorando o meu 36º  aniversário tranquilo e sereno; eis que a noite de Domingo amanhece violenta com as 5 batatas (em forma de murros), que o FCP cá do burgo da Invicta brindou o meu (pobre) Benfica.

Entre veneno amigável das amizades azuis e anti-vermelhas, adicione-se a suprema humilhação de que a verdade factual aponta para um caminho único de derrotismo sem apelo nem agravo: Falando "à Porto"...morcões do c...

Post Scriptum: Naturalmente que este pequeno post é publicado após o período de "nojo e luto" que a difícil digestão da goleada no Dragão provocou...

segunda-feira, novembro 01, 2010

Pré-Birthday

Dia de chegada ao Porto do meu clã patriarcal para comigo passarem mais um aniversário que se avizinha próximo. Ano de galgar a barreira dos nascidos em 74, para os 36 anos de um escorpião em crescimento constante.

Este ano prometo fugir aos balanços melodramáticos que nos assolam a (quase) todos quando "comemos" mais um ano no Bilhete de Identidade genético. Mais um ano de lutas, de ganhos e de perdas. Mais um ano de reformatações e de evoluções várias.

Sinto-me feliz por poder continuar a contar com um núcleo especial de pessoas na minha vida. Aqueles que por nós lutam e por nós se importam, mesmo quando a vida nos prega partidas inesperadas e rasteiras. Afinal a qualidade ética e moral que possuímos (nossa "categoria" como pessoas) não se mede quando estamos em "alta" e toda a gente nos endeusa.

"Vê-se" e sente-se, quando nas alturas de quebra temos mãos d'alma para nos segurarem e nos ajudarem, de forma quase invisível, a apregoarmos o nosso grito de guerra e gemermos alto ao mundo que estamos na batalha da evolução constante enquanto seres pensantes, e não renegamos os desafios que se avizinham no amanhã que nasce rápido e com dores de parto sempre imprevisíveis.

Poder (no feminino)

Que são as mulheres que mandam (e desmandam) e fazem fluir o universo da esfera global; já todos nós o sabemos (e sentimos). Agora, para os lados do Brasil, a candidata Dilma Rousseff ganhou de forma clara e esperada as eleições presidenciais do pais de nossos irmãos além mar.

Na continuidade da politica social assumida nos últimos 8 anos por Lula, espera-se um Brasil tendencialmente mais desenvolvido e em que os 28 milhões de pobres que sairam gradualmente da miséria extrema, se possam multiplicar por muitos mais.

Goste-se ou não de Lula; é certo que "este" Brasil transfigurado surge mais forte, com mais empregos e menos fome na barriga do "povão". Para mim, condições basilares para o desenvolvimento de um povo: Comida na barriga. É que pela lusitânica praia de Portugal, já começam muitos estômagos a ficarem vazios de alimentos e de conteúdo de alma...outrora chamava-se esperança...