sexta-feira, maio 30, 2025

Vanessa Da Mata - Ai, Ai, Ai... (Deep Lick Radio Remix)

A propósito das Amizades (parte II)

 



No retorno ao meu Faro de nascimento sempre obrigatório também o reunir com este grupo de amigos que me acompanham (pelo menos) desde a adolescência até ao presente.

As primeiras noitadas no saudoso Morbidus, os inícios de noite no salão de jogos Bijou ou as jogatinas de snocker e matraquilhos no sr Fernando foram vividas com todos eles.

Saudades...dos tempos sem tempo que escorriam lentos com a adrenalina positiva das descobertas de um admirável mundo novo.

Mudam se os tempos e os hábitos mas nunca a amizade que nos une, derramada numa refeição com bom vinho e um gin vertido cedo (a malta já ultrapassou a quinta década 🙂🙃) no Rooftop do AP Eva Senses Hotel.

Haja estrada para galgarmos juntos e mais jantares e partilhas para juntarmos ao álbum de recordações colectivo.

A propósito das Amizades (I)

 


Um dos meus maiores medos que, quando embarquei para a aventura de uma vida, (rumo ao Porto) me invadia a alma foi a sensação que ao tentar conquistar um novo "reduto" poderia perder as amizades de uma vida ( na altura ainda curta e verde).
Não poderia estar mais redondamente enganado.
Com o passar dos anos adquirimos uma segurança absoluta de que existem "redutos" que são muralhas e ruas em que as casas são feitas de afectos selados com cimento inquebrável.
Aqui na foto o bando original da nossa eterna rua de São Luis, com o acrescento das famílias que crescem e dos bons penetras 🤣 que são sempre bem vindos.
Um absoluto obrigado por todos fazerem ainda hoje ( e sempre) parte de mim.


quinta-feira, maio 29, 2025

(almost) Summer


O Verão a espreitar...Porto com 27 graus na antecâmara de novos dias com chuva.
O tempo, tal e qual como o mundo actual: Louco e imprevisível...
(Que o Verão vença...)


Debaixo do Alpendre...

 



Uma tarde debaixo do alpendre...ou como com o passar implacável do tempo que vive em nós aprendemos a dar valor crescente às coisas simples que nos deviam sempre preencher: Bom vinho derramado, comida caseira cozinhada com amor puro e a companhia quente das pessoas que nos tratam bem e nos recebem com sinceridade somente ao alcance dos bons desta vida.
Casa é o local que chamamos quando o nosso espírito está em paz e sintonia com tudo que nos envolve.

segunda-feira, maio 26, 2025

Black & White

 







Morreu o eterno Sebastião Salgado.

Desde o inicio do curso de ciências da comunicação na Universidade Fernando Pessoa  apaixonei me pelas fotos e força impactante transmitida  pelo  foto jornalista brasileiro.

A força do preto e branco, que colocava cor viva nas expressões humanas, dando também humanidade ( dignidade) aos animais e a tudo o que fotografava.

Entre mil trabalhos, a forma seca, crua mas também emocional com que capturou o drama/luta dos sem terra ficaram para sempre na minha memória. 

Mas Sebastião Salgado também é o homem que plantou mais de dois milhões de árvores  (na fazenda outrora de seus pais). Em terrenos outrora com gado floresceram cores e vidas em forma de flora reluzente.

Salgado é de todos aqueles que capturam a essência da verdade e tem na sua mente a consciência social da informação que deve chegar em frames à memória colectiva de todos nós.