segunda-feira, abril 07, 2008

15 MINUTES OF FAME


Prendeu-me a atenção um novo spot da TVI no qual se apela ao comum cidadão a relatar, gravar e enviar para a referida estação todo o "material" que considere pertinente de situações (noticias) do dia a dia. Sou contra. Passo a explicar; sou jornalista e trabalho na área da comunicação mas não me considero deus absoluto da verdade noticiosa. No entanto parece-me que este processo vai simplesmente despoletar happenings forçados. Teremos palerminhas a fabricar noticias. Estou já a imaginar os putos nas escolas a simularem e filmarem brigas feias e sangrentas, os casais voyeur a enviarem informação hardcore e "espontânea"; ou ainda qualquer marido carinhoso a desancar na mulher e a enviar o acto bárbaro (simulado, fabricado claro está) para a redacção da estação televisiva. Não me parece que o caminho seja por ai...todos somos jornalistas?!

Sem comentários: