segunda-feira, janeiro 11, 2010

Fome(s)

Se há temas que desde puto sou sensível a panóplia da fome é um deles. Com influência dos valores que meus país me incutiram, aliado ao facto da minha mother trabalhar com crianças carenciadas; tive sempre essa consciência sincera da problemática mencionada. 


No entanto a fome não é somente física...também se aplica para a fome ácida de valores morais que o mundo no seu todo global sofre. Existe também a fome de vencer que pode dar azo ao sentimento de fausto repasto nas costas do trabalho dos outros. Existe também a fome da vaidade e da falta de senso de todos aqueles que se "armam ao cagalhão" e caem numa fome aguda sem retorno. Bem...tudo "isto" para dizer apenas que esta vaga de frio cão me faz verter fixo na memória a imagem que guardo quando me desloco à baixa do Porto: Pedintes, mendigos e sem abrigo sozinhos nas noites longas de fome fria e frio cortante. 


Chegamos a casa, ligamos a nossa climatização central, aquecedores e afins; e fechamos a nossa janela ao mundo real que sofre em nosso redor. Somos culpados - todos culpados - por simplesmente assobiarmos para o lado e fingirmos que fome e frio (sem metáforas agora...) existem apenas em qualquer telejornal que visionamos apressados com medo que a "lepra" fique à nossa porta...

Sem comentários: