sábado, outubro 13, 2007

ESPECIAL FITU (I)



O Orfeão Universitário do Porto foi fundado em 6 de Março de 1912, cerca de um ano após a criação da Universidade do Porto, por um grupo de Estudantes entusiastas, conscientes da necessidade de completar a acção formativa que deve ter uma Universidade. A Direcção Artística foi atribuida a Fernando Moutinho, sucedendo-lhe Futuro Barroso e Clemente Ramos, este último já nos anos vinte. O Orfeão atinge então grande notoriedade, quer em Portugal, quer em Espanha, onde se desloca em diversas ocasiões.
Em Março de 1937, aquando das comemorações do Centenário da Fundação da Academia Politécnica e da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, o Maestro Afonso Valentim assume o cargo de ensaiador do OUP, que, reformulado, foi o primeiro coral universitário a apresentar naipes femininos no seu elenco. Nos anos 40 o Orfeão passa a contar com outros momentos no espectáculo, dedicados a diversos entreactos, fado, tangos e rábulas humorísticas. Interessante notar que, pela primeira vez, as raparigas universitárias envergaram o actual traje académico, posteriormente adoptado noutras Universidades. Entretanto surge também o Grupo de Bailados Regionais, dedicando o Orfeão, a partir dessa data, o maior interesse à divulgação do folclore nacional.
Desde 1973, o cargo de Regente Artístico é ocupado pelo Maestro Professor Mário Mateus. Mais tarde, para além dos grupos regionais, surgem os grupos de cantares populares, que vieram enriquecer a vertente cultural do espectáculo e do próprio OUP, que ao longo dos anos foi acumulando um valioso espólio em trajes regionais - alguns Únicos no nosso país (caso dos trajes dos Pauliteiros). Desde então o OUP realiza regularmente recolhas etnográficas junto às diversas regiões do nosso país com o intuito de melhorar e aprofundar o repertório e a qualidade de cada grupo.
A acção cultural do Orfeão não tem sido ignorada pelas autoridades, que o distinguiram, entre outras, com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade do Porto e com o grau de: Comendador da Ordem de Instrução Pública, Comendador da Ordem da Benemerência, e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
Nos dias que correm o OUP é constituído por cerca de 200 estudantes das váriasfaculdades da Universidade do Porto, que trabalham activamente nos 19 grupos que o constituem e se aglomeram sob três grandes vertentes: a Coral, a Etnográfica e a Académica.O Orfeão Universitário do Porto, Instituição de Utilidade Pública, prima por ser o único organismo de cariz extra-curricular da Universidade do Porto que aglomera estudantes de todas as faculdades da mesma.
Graças às suas características, o OUP tem sido veículo privilegiado da música coral e da cultura portuguesa, tanto no nosso país como no estrangeiro. Dos locais onde tivemos a honra de ser Embaixadores da Cultura Portuguesa, destacamos: Estados Unidos da América, Brasil, Venezuela, Angola, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, França, Itália, Grécia, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Suiça, Holanda, China, Hong-Kong, Índia, Macau, Malásia e Tailândia entre outros.


Informações retiradas do site oficial do Orfeão Universitário do Porto (OUP) em www.orfeao.up.pt

Sem comentários: