sexta-feira, julho 06, 2007

FAST FOOD TELEVISIVA (II)


Outro fenómeno de tralha camuflada a nível televisivo são os denominados programas pink que pintam as pinceladas do (i)real social.A metáfora e exarcebação das caras bonitas, dos corpos perfeitos, das casas principescamente decoradas, foi transposta dos tábloides para o pequeno-grande ecrã. Após mais um dia de luta (muitas vezes frustrante) o ser individual une-se na hipnose colectiva (leia-se coerciva) frente à TV, ora para ter acesso ao mito do belo, ora para visionar os (i)reality shows. Apenas duas faces da mesma moeda, por intermédio das quais esquecemos a fome em África, os conflitos do médio-oriente, as asneiradas de Bush ou a pequena corrupção irritante da Lusitânia pátria à beira mar adormecida num longo sono letárgico, no qual não existem príncipes encantados ou princesas a necessitarem de ser salvas de dragões, mas simples e tão somente figuras mitificantes produzidas (e destruidas...) pela TV. Quem duvida que o valor das "tias de Cascais" ou dos filhinhos do papá e mamã poderosos que brincam ao faz de conta laboral é pouco mais que zero elevado à raiz quadrada da estupidez?

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Caro amigo! hum, falas que isso é fast food televisiva? Quantos mais exemplos tens de aberrações na televisão? Basta ouvir os candidatos à presidência da câmara da capital do nosso país! Ainda bem que vivo longe daquela gente! è um lodo em que tende a levar toda aquela gente para algo muito pior. Campanhas para 15 candidaos.. de onde vem aquele dinheiro? Direito de antena na estãção pública para ouvir um "símio" ( pedindo desculpa aos símios, mas ainda bem que eles não sabem nem ler nem percebem a linguagem humana), a dizer que vai acabar com os lóbis gays da câmara?
Claro que há descrédito na classe política, mas também muito se deve à nossa televisão e muitos profissionais dos nossos media. DEsculpa Farense se te atingi de alguma forma, mas muitas pessoas levam por tabela.
Enfim mas o que é certo é que temos, nestas férias de verão vários sítios para podermos esquecer certas amarguras tais como certos bares da Ribeira! Ribeira junto ao douro plantada ( sic... Tuna Académica do Isep!).
Tomo a liberdade de te indicar um blog, que até foi parabenizado pela sapo... cá vai: http://www.cult-portugal.pt.vu/
Abraços...
Hasta!
Manu