terça-feira, julho 13, 2010

Nuestros Hermanos

Revejo a festa monumental que uniu toda a Espanha em torno da vitória da roja no mundial sul africano, e não deixo de derramar um pensamento sincero sobre os nuestros hermanos: Não os invejo, simplesmente admiro-os.

O espirito de comunhão rumo a um objectivo comum, a alegria espontânea da celebração, demonstram o que dolorosamente nos separa dos vizinhos do "quintal do lado". A cagança peidante tipicamente portuguesa, o arranjar de desculpas para falhanços e barreiras de caminhos trilhados; bem como o indisfarçável mal estar acerca das vitórias e triunfos dos outros, espelham tão somente a nossa mentalidade cinzenta enraizada num fado negativo e sem rumo.

Hoje, orgulhosamente, sinto-me um pouco espanhol, pela sua vitória magnifica e pela forma sincera na arte derramada dos festejos. Pragmaticamente, tudo na vida é constituido na génese por vitórias e derrotas. O que "muda" é a forma corporizada de assumir as mesmas. 

Por mim - reafirmo - hoje, amanhã e sempre serei espanhol na atitude e na crença que o futuro somente é construido com as dores lombares das grandes quedas que antecedem o gosto doce do mel das vitórias e saltos de fé qualitativos. Sem fado negativo e  com rumo...

2 comentários:

Dylan disse...

Agora que o Mundial de futebol terminou, importa reflectir sobre o significado que este acontecimento trouxe para o marginalizado continente africano que, apesar de um certo amadorismo, abriu definitivamente as portas para a organização de eventos de grande dimensão. Venceu a melhor equipa, aquela que desenha cada jogada como de uma obra de Gaudí se tratasse. Não deixa de ser irónico que, quando se fala da emancipação independentista da Catalunha, sejam os jogadores naturais desta província espanhola a fazerem a diferença, numa comunhão com bascos, andaluzes e madrilenos. Transpondo isto para a nossa realidade social, deveríamos deixar de lado as quezílias politico-partidárias e desportivas, e por uma única vez, trabalharmos em união pelo objectivo de tirarmos o país do estado deplorável em que se encontra.

http://dylans.blogs.sapo.pt(

Paulo Correia disse...

Caro Dylan

Temos um pais "baixinho" de mentalidades e com mosaicos mentais de mediocridade pseudo regionalista...

Abraço

Paulo Correia