terça-feira, março 02, 2010

Crónicas do Brasil (III)


"A Pedido..."
Bem fui desafiada a escrever um artigo direcionado ao público português, confesso que meu único contato com Portugal é através das relações de amizade via net com pessoas de várias cidades deste país ( Lisboa,Porto,Aveiro, São José da Madeira, Ilha da Madeira) ,que tem em sua história a nossa descoberta.
Também creio ser necessário confessar que como brasileira, tive algumas restrições com vosso país, por várias passagens, onde portugueses e brasileiros não foram tão amigos. Deve ser resquícios lá de 22 de abril de 1500.
Afinal Pedro Álvares Cabral , não só descobriu o Brasil, mas deixou como herança vários descendentes, crias geradas por sua tripulação em nossas mulheres índias, em troca levaram as riquezas e deixaram seus espelhos,pentes e onde começou a miscigenação em terras brasileiras.
Mais de 500 anos depois, tivemos problemas diplomáticos com Portugal, onde profissionais brasileiros foram boicotados em terras lusas.
Mas cá estamos no século XXI, e aos poucos vamos nos conhecendo e estreitando nossos laços, afinal de alguma forma somos parentes (risos).
Conheci alguns portugueses, pessoas inteligentes e por vezes muito bem humoradas, com certeza por influência da globalização e o grande acesso a grande rede de computadores , a internet. Mas sei que Portugal é feito bem mais que de pessoas da net, é um país importante e influente em muitas esferas mundiais.
Sei também que portugueses e portuguesas apreciam nossos homens e mulheres, nos vêem como um povo alegre, acessível e disponível, o que muitas vezes gera uma certa generalização. Não posso também deixar de registrar que eu própria já me apaixonei por um cidadão português, mas que infelizmente não teve um final feliz.
Já que estou a confessar minha atracção por Portugal e por portugueses, não posso deixar de registrar que meu poeta preferido é Fernando Pessoa ,e sou fã de Pedro Abrunhosa e suas melodias sugestivas.
Não sei nada da política portuguesa, do futebol , apenas o que passa na mídia do Brasil, mas prometo me interar sobre a realidade de Portugal e quem sabe assim poder trocar bem mais que pentes e espelhos, poder trocar informações inteligentes que possam servir de elos de ligação entre dois universos que possuem o mesmo idioma,com a única diferença que eu os acho ótimos e vocês são optimos.

Elaine Noal (Psicóloga)

Sem comentários: