sábado, março 06, 2010

A Criança (que deve existir em nós)

Confesso-vos que nunca percebi muita essa "cena" da divisão entre o mundo dos adultos e o equivalente das crianças. Nascemos e crescemos mental e fisicamente. Até a esta variante da história não existe muita dúvida na observação factual do que acontece desde o tempo em que a sensual Eva seduziu o incauto Adão e a cobra (cá para mim a cobra queria mesmo era "picar" o Adão...) enganou os 2 e, feito bufo (queriam que escrevesse "bufa"?!) delator, meteu tudo nos ouvidos celestiais de Deus. Seguimos para o estágio seguinte:A mulher desenvolve primeiro que o homem  a nível psicológico e físico.

Nada a opôr, pois lembro.me que no recreio da velhinha escola de São Luís em Faro, as meninas já providas de maminhas, gracejavam com as pilinhas pequeninas dos rapazotes incautos e exibicionistas, tendo conversas mais adultas e não promovendo concursos de peidos ou matando escaravelhos e queimando moscas (após operação meticulosa de retirar as asas às visadas...). Avançamos então para outra fase: A fronteira entre o mundo infantil e o complemento homónimo dos adultos. Bem...dei o meu primeiro beijo lingual e húmido aos 15 anos. Tive a minha primeira vez no limiar dos 16 e a primeira namorada a sério aos 17. Passei a fronteira?

Aos 18 marchei para a faculdade no Porto; conquistei uma falsa independência (alicerçada ainda na carteira dos meus pais...). Isso fez de mim adulto com passaporte para a vida adulta?

Sinceramente não sei (nem quero) responder a estas questões demasiadamente Freudianas e profundas(as pessoas passam metade da vida a responder e a colocar questões...). Sei apenas que quando vejo areia de uma praia tiro instintivamente os sapatos e colo os pés nus no areal molhado, que quando vejo putos na rua a jogar futebol arranjo  uma forma infantil de - nada subtilmente - conseguir dar uns pontapés na doce redonda. Sei que ainda muito tenho para aprender, e que ainda hoje com 35 anos me sinto um menino pequeno ao ouvir as histórias da minha avó "Tajana" ou a ouvir a censura gentil de meu pai e mãe.

Afinal acho que o segredo de uma vida bem vivida é mesmo sermos crianças no intimo de atitudes simples no mundo pré-lavado dos adultos cinzentos. "Aquele" mundo em que nos comemos vivos todos os dias, em que se assassinam taxistas para gamar  euros. Em que à nossa porta há gente a passar fome e olhamos para o lado na nossa altivez de maturidade adulta "não é nada connosco"

Esse - este - mundo às vezes cheira mal...muito mal...


Sem comentários: