sexta-feira, novembro 28, 2008

Iraque Rules

Moqtada al-Sadr decreta três dias de luto no Iraque
O chefe xiita radical Moqtada al-Sadr decretou três dias de luto no Iraque como protesto contra a aprovação do acordo de segurança entre o Iraque e os EUA pelo Parlamento iraquiano.
Segundo um comunicado oficial do gabinete do chefe radical, al-Sadr apelou aos seus seguidores para "colocarem por todo o lado bandeiras negras, organizarem durante três dias cerimónias de condolências em todo o país e manifestarem-se pacificamente". Durante uma conferência de imprensa, um colaborador próximo, afirmou que "persistiriam na recusa deste acordo humilhante e iriam resistir por todos os meios". Quinta-feira, durante a leitura do texto do acordo, os deputados do movimento Sadr gritaram "Não à ocupação! Sim ao Iraque".O texto prevê nomeadamente que "todas as forças norte-americanos deverão abandonar o território iraquiano até 31 de Dezembro 2011 o mais tardar". A 30 de Junho de 2009, o mais tardar, todas as forças de combate norte-americanas deverão ter-se retirado das cidades e das localidades.
Cit in Rádio Renascença (site)
Caso para afirmar que o Iraque, com ou sem Americanos, parece fadado a uma guerra intestinal em várias décadas - gerações - vindouras...

Sem comentários: