segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Estou farto do Salazar!!!


Com a eleição dos 100 mais da Portugalidade renasceram também alguns fantasmas que eu julgava sinceramente extintos, exceptuando por movimentos marginais da extrema direita "pepsodent" armada em "heavy weight" do sentido de um pretenso e arrogante orgulho (?) português. O encurtar da lista - para dez nomes - provocou confirmações esperadas de senso comum (D.Afonso Henriques, Luis de Camões...), algumas meias supresas com reservas (Álvaro Cunhal, mas neste caso os pontos positivos, na minha óptica subjectivista, suplantam os itens negativos) e por fim um nome que repugna, como béte noir da história portuguesa : Oliveira Salazar.

Confesso-vos que ouvir telefonemas de miúdos com acne de 18 anos ou de octogenários saudosistas, tem sido uma experiência algo deprimente. Observar que várias gerações se tocam num elogio cego e ignorante a uma figura obscura repugna-me e entristece-me de forma bem flamejante. Nunca fui muito de saudosismos mesmo pelas coisas boas e positivas que nos aquecem o coração e nos fazem, tendencialmente, seguir em frente e lutar - sou a favor da nostalgia controlada - . No entanto verificar a ignorância e diapasão cego de alguns (e não são assim tão poucos) para com uma figura que colocou este pais com um atraso estrutural e mental de 40 anos relativamente ao resto da Europa é apenas mais uma forte prova que realmente "...tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado...". Até quando?!


P.S : A imagem que ilustra o artigo é apenas uma das muitas cerimónias fúnebres que enterraram 10 mil portugueses na guerra colonial. Um requiem pelos mortos tocado por Oliveira Salazar. Espero que alguns desses iluminados defensores do "antigo" Portugal me tentem explicar o sentido positivo de ser português e ser enviado como Salgueiro Maia um dia disse "para o limiar da curva da morte".

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente os "portugas" (alguns) devem estar "loucos" por voltar a tempos idos e ignorados no próprio tempo!!! Afinal o tempo não muda...nada apenas acrescenta ignorância a pessoas que não sabem quem era quem foi e o que fez um "senhor"?? durante 48 anos criou uns "seres puritanos e demagogos" que só tinham olhos para tráz e não conseguiam acompnhar o evoluir do tempo...